Como sabemos o UPS ou nobreak é indispensável em qualquer ambiente de TI. Mas como saber a hora de “aposentar” um UPS ultrapassado? No artigo de hoje veremos quando a troca é necessária.
Nobreak é um equipamento sensível, composto por baterias, capacitores, circuitos elétrico e são sensíveis ao calor, umidade, poeira e perturbações elétricas que fazem com que esses componentes se desgastem ao longo do tempo.
Mas talvez, a maior questão que leva alguns a pensar em trocar o equipamento está relacionada a eficiência energética. Isso se dá devido a idéia de que mesmo ultrapassado o UPS ainda está atendendo de maneira confiável os equipamentos, porém gastando mais do que o necessário.
Abaixo listamos algumas perguntas que te ajudarão a determinar se os nobreaks usados na sua empresa são bons candidatos a “aposentadoria”, pense nas seguintes questões:
- A instalação de seu nobreak tem mais de 12 anos de uso?
- O UPS está apresentando um alto consumo de energia elétrica e baixa eficiência operacional? Este custo está comprometendo o orçamento da empresa?
- Queda de disponibilidade são freqüentes?
- A manutenção do sistema está se tornando mais difícil a cada dia?
- Alguns componentes como baterias, capacitores e/ou ventiladores precisam ser substituídos?
Se você respondeu “sim” a uma ou mais dessas perguntas, então não perca mais tempo. Já chegou a hora da sua empresa investir em um novo sistema UPS. Embora o custo seja provavelmente sua primeira preocupação, você pode se surpreender com a economia operacional que um novo sistema é capaz de fornecer.
Vale ressaltar que se você for substituir o sistema UPS da sua empresa para um mais moderno, você pode contar com o apoio da MVS Nobreak que possui uma equipe de profissionais capacitados que poderão te auxiliar na seleção do equipamento mais adequado para seu ambiente de TI.