A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa independente do tamanho, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos e serviços.
Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva por vezes é confundida com a manutenção preventiva e de fato elas são similares, uma grande diferença entre eles é que a manutenção preditiva é baseada no acompanhamento e no planejamento atrelado a uma inspeção sistemática e na observância de acordo com os padrões ou condições de desempenho do equipamento.
Para aplicar este método é importante dizer que é necessário acompanhar os testes de peças e componentes técnicos, como: Analisar estrutura de peças / analisar termográfica / estudo de vibrações e comparar com informações técnicas dos equipamentos como por exemplo vida útil especificada pelo fabricante e após identificar o sinal de interferência técnica, esse modo pode indicar que a manutenção preditiva está um passo à frente da prevenção.
De maneira geral a manutenção preditiva é um método que cada dia vem sendo mais aplicado, e é uma etapa importante para a redução de custos. Garantir uma maior eficiência operacional é um desafio nada fácil, porém com uma transformação digital e o uso de novas tecnologias.
A manutenção preditiva pode ser comparada a uma inspeção para acompanhar as condições dos equipamentos.
Os objetivos da manutenção preditiva são:
- Determinar, antecipadamente, uma necessidade de serviços de manutenção em uma peça específica de um equipamento;
- Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
- Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos;
- Reduzir o trabalho de emergência não planejado;
- Impedir o aumento dos danos;
- Aproveitar a vida útil total dos componentes de um equipamento;
- Aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção;
- Determinar como interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção.
Depois de identificar os problemas com antecedência, com base em conhecimentos e análises. A manutenção preditiva tem o objetivo de resolver o problema identificado.
Para prever com antecedência uma avaria ou uma quebra que é feita através da análise de tendência de falha, adota-se vários métodos de investigação para poder intervir nas máquinas e equipamentos.
Para ser executado, uma manutenção preditiva exige o uso de aparelhos habilitados, o registro de vários tipos de
vibrações : vibrações das máquinas, pressão, temperatura, desempenho e aceleração.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é um conjunto de estratégias de monitoramento e controle empregadas com o objetivo de impedir e diminuir o desempenho de máquinas e equipamentos.
É uma manutenção que corrige problemas e falhas antes que aconteçam, custos de desgaste, relacionados a indisponibilidade de máquinas e redução da eficiência de manutenção.
A manutenção é marcada previamente de acordo com a necessidade do cliente em um horário ou dia em que os equipamentos não estão em uso.
É uma intervenção prevista, preparada e programada antes de ocorrer uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeção sistemática, ajustes, conservação e redução de defeitos.
A manutenção preventiva é feita através de programação essa pode trimestral ou semestral.
Os serviços de manutenção preventiva devem ser planejados e programados, ou seja, todas as etapas do serviço a serem executadas devem estar sendo executadas.
Alguns exemplos de manutenção preventiva são:
- como revisões sistemáticas do equipamento;
- os planos de calibração e aferição de instrumentos;
- os planos de inspeção de equipamentos;
- os históricos ou requisitos do fabricante.
A manutenção preventiva também pode ser executada em função da condição do equipamento, como para reparar defeitos, reformas ou revisão geral.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva é um método utilizado para a correção de problemas imediatos.
É importante contar com um estoque de peças e disponibilidade de profissionais capacitados, uma vez que as falhas não são usadas.
Normalmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial.
A manutenção corretiva acontece quando o equipamento já está com alguma peça irregular, apresentando mau funcionamento, e ela precisa ser substituída.
Essa manutenção pode ser necessária em duas situações: quando ocorre uma falha inesperada ou então quando é detectada alguma falha que pode levar a algum problema maior futuramente.
Logo, podemos dividir a manutenção corretiva em dois sub-tipos: a corretiva planejada e a corretiva não planejada.
Manutenção corretiva planejada
Nada mais é do que o acompanhamento de uma máquina, com a intenção de corrigir algum erro que virá a aparecer. Tudo aqui está planejado.
Manutenção corretiva não planejada
Acontece após a identificação de algum erro ou problema. Esse tipo de manutenção implica em custos altos, em relação à manutenção corretiva planejada.
No entanto, a manutenção corretiva pode ser usada também como uma forma eficiente de evitar ou recuperar, no final, ela diminui o tempo de execução da tarefa e evita quebras de produção inesperadas.
Com a locação de nossos UPS, as manutenções serão por nossa conta, ou seja, você ganha com esse investimento!
Nossos aparelhos são de ótima qualidade avisam para o responsável quando há alguma falha, por meio do envio de e-mail ou SMS pré-programado.
Não perca tempo faça um orçamento!
Peça um UPS que mais se encaixa com sua necessidade e garanta qualidade.
Entre em contato pelo telefone: 0800 591 4071