A utilização de um Nobreak para proteger equipamentos eletrônicos em casos de queda ou mudanças repentinas na distribuição da energia elétrica é muito importante. Mas como escolher entre tantos tipos de Nobreaks?
Tipos de No-break
A primeira coisa a ser esclarecida sobre os No-breaks é que existem duas classes:
Offline – que o inversor permanece desativado durante o funcionamento normal da rede elétrica e quando falta energia, ele leva um tempo para ativar;
Online – que o inversor permanece ativo e não leva tempo algum para fazer a troca da fonte de alimentação.
O nobreak off-line, que também é conhecido como short-break ou nobreak standby, é o tipo de equipamento que, quando ocorre a falta de energia, produz uma pequena interrupção no fornecimento de energia que pode durar até 10 milissegundos. Para algumas cargas, este tempo sem energia é imperceptível, porém para equipamentos mais sensíveis como servidores por exemplo, este tempo de inatividade pode causar desligamentos e reinicializações indesejadas, ocasionando perdas de dados, indisponibilidade do sistema, danos de hardware.
Já no Nobreak de característica online, este tempo de transferência não existe, pois a tecnologia aplicada a estes equipamentos permite que a mudança do modo em que usa a energia da rede elétrica para o modo baterias ocorra sem nenhum período de inatividade, garantindo maior segurança para os aparelhos e elevando a vida útil dos mesmos.
A característica online somente é encontrada em Nobreaks com forma de onda senoidal pura cuja tecnologia avançada proporciona este benefício. Por isso é muito importante que você verifique antes de comprar seu UPS se a onda é senoidal ou quadrada.
Portanto, para que você possa escolher o melhor Nobreak para suas necessidades, verifique e compare todas essas características, além de conferir a potência, tensão de entrada e saída do nobreak e a autonomia desejada. Se ainda tiver dúvidas, você pode ver as 5 dicas para escolher um nobreak ou entrar em contato com nossa Central de Atendimento.