5 passos para dimensionar o nobreak ideal para a sua necessidade

Sabe aquela sensação de alívio e felicidade quando um imprevisto acontece, mas você está preparado para enfrentá-lo? Aquela, quando você está fazendo algo muito importante e de repente a energia acaba ou oscila e você sorri aliviado quando percebe que seus eletrônicos estão ligados, seus arquivos estão salvos e você pode continuar tranquilamente suas atividades mesmo na ausência de energia elétrica? Não sabe? Então você precisa conhecer o nobreak!

Mais cedo ou mais tarde você irá passar por essa situação e é importante que esteja pronto para enfrentá-la. O  nobreak é um equipamento de proteção de energia que possui baterias internas. Isso quer dizer que além de proteger seus eletrônicos dos distúrbios da rede elétrica, evitando a queima, o mal funcionamento ou a redução da vida útil dos seus investimentos, o nobreak vai assegurar a continuidade da energia em casos de apagão.

Até aí tudo bem, mas como escolher o nobreak ideal para a sua necessidade?

Essa é uma dúvida bastante comum. Esta listado abaixo as 5 coisas principais que você precisa saber na hora de comprar seu nobreak, elas irão te guiar no processo de dimensionamento do produto ideal para você.

1.Quais os equipamentos você precisa proteger

Existem diferentes tipos de nobreaks desenvolvidos para diferentes aplicações. Então saber quais os eletrônicos você deseja conectar ao nobreak é a primeira etapa do processo de escolha. Esta pode ser a diferença entre comprar um produto com tecnologia mais simples ou dependendo da criticidade do equipamento, nobreaks com níveis de proteção mais avançados.

Mas de forma geral, se você deseja proteger equipamentos residenciais (TV, home theater, modem/roteador), de escritórios (computadores, impressoras, projetores, câmeras de segurança e equipamentos de monitoramento) ou de pontos de venda (máquinas de check-out). Um nobreak line interactive de onda quadrada é ideal.  Agora se você deseja proteger servidores, PC de alta performance como PC-gamers com fontes PFC ativo, e outros equipamentos sensíveis, que precisam de energia pura, o ideal é comprar um nobreak senoidal.

2. Qual a carga total dos equipamentos que você precisa conectar ao nobreak

Para dimensionar o nobreak ideal é preciso somar a potência total máxima de todos os equipamentos que você planeja conectar ao nobreak, evitando a sobrecarga. Os equipamentos eletrônicos podem informar sua potência consumida utilizando a medida Watts (W) ou Volt-Ampere (VA). Para calcular a potência total, é necessário utilizar a mesma unidade de medida. O ideal é transformar o consumo de todos os equipamentos para a classificação Watts, que é a potência ativa. A equação para saber a potência ativa de um produto (Watts) é a seguinte: Potência ativa (W) = Potência aparente (VA) x Fator de potência (FP) do equipamento.

A maioria dos produtos já vai informar a potência em Watts, mas caso informe apenas em VA, você poderá encontrar o fator de potência nas especificações técnicas.

3. Qual a tensão de entrada e saída necessária

Você precisa saber qual a tensão da rede elétrica da sua casa, que deverá ser compatível com a tensão de entrada do nobreak, e qual a tensão que o equipamento que você deseja proteger irá exigir, pois deverá ser compatível com a tensão de saída do nobreak.

4. Por quanto tempo você precisa que seus equipamentos continuem funcionando

Nossos nobreaks  possuem tempo de autonomia suficiente para que você salve seus arquivos e continue por alguns minutos. Tempo que normalmente a rede elétrica se estabiliza e volta a funcionar corretamente. Se você mora em regiões em que as quedas de energia são de média duração ou se você possui equipamentos que não podem parar, o ideal é que você escolha um nobreak com expansor de baterias. Ou seja, que permita que você adicione bancos de baterias externos, o que irá aumentar significantemente o tempo de autonomia. Outra dica importante, é que quanto menos equipamentos você conectar ao nobreak, maior será a autonomia.

5. Onde você irá instalar o nobreak

Essa pergunta é importante, pois existem nobreaks no formato torre como para aplicações em racks de TI. Se o seu nobreak precisa ser montado em um rack, é importante saber qual o espaço disponível para o nobreak e bancos de baterias, caso necessário.

Pronto, com a resposta para essas perguntas, ficará bem mais fácil para você escolher o nobreak ideal. E, caso você tenha alguma dúvida, entre em contato no WhatsApp 0800 591 4071.

Deixe um comentário

Whatsapp
1
Precisando de ajuda?
Oi. Preciso de ajuda!